Blog

Desvendando as atribuições de um desenvolvedor Back End

Publicado: maio, 2022

A área de tecnologia, como vocês já devem saber, possui diversas ramificações e está em constante transformação.

É justamente por esses motivos, que cada vez mais as empresas passaram a recrutar profissionais dessa frente, levando em conta o que eles têm de experiência técnica e profissional e o quanto eles se interessam em participar ativamente dos interesses do negócio.

Ou seja, o quanto eles estão dispostos a contribuir para a visibilidade e o crescimento exponencial da empresa em seu contexto geral.

Pensando nisso, são diversas as possibilidades de atuação desse profissional, principalmente quando mencionamos a área de desenvolvimento.

Hoje em dia, quem deseja ingressar nesse mercado de trabalho, pode optar por se especializar em 3 grandes setores, sendo eles: Front End, Back End e Full Stack.

Neste conteúdo, vamos nos aprofundar melhor no desenvolvedor Back End, para que você possa conhecer um pouco mais sobre essa especialidade e, também, compreender quais são os conhecimentos e responsabilidades que um especialista dessa vertente deve ter, caso deseje ingressar nessa carreira.

Mas antes de qualquer coisa … o que é um desenvolvimento Back End?

Para compreender melhor e mais facilmente o que seria desenvolvimento Back End, vamos usar o seguinte exemplo:

Imaginando que você precisa solicitar um serviço de transporte por aplicativo; quando você abre a aplicação e insere o tipo de carro que você deseja e também o endereço do destino, afirmamos que essa interação se trata do Front End.

Na sequência, quando surge a sugestão de motorista mais próximo e o cálculo do valor que você irá pagar pela corrida isso sim é Back End.

A ideia é simples, não é mesmo?

Back End é a inteligência do software, é o banco de dados executado em um servidor para o fornecimento de informações em tempo real. Ou seja, é a exibição e a interação em tela para o usuário (Front End), seja por meio de smartphones ou computadores.

Dentre as tecnologias para o desenvolvimento Back End, podemos destacar: Django (Phyton), Node.Js/Express (JavaSpript), Laravel (PHP), Spring (Java) e .Net (C#).

E aí, o que faz um desenvolvedor Back End?

Abaixo, listamos as cinco principais atribuições de um profissional que tem essa função. Confira só!

  1. Diante de todo conhecimento e toda experiência em tecnologias de bancos de dados, como, Oracle, SQL ou Mongo DB, o desenvolvedor Back End é o profissional ideal para gerenciar funções relacionadas a armazenamento de dados, como criar, buscar, inserir ou apagar informações necessárias para o funcionamento efetivo de softwares;
  2. Como um dev. Back End também pode conhecer muito sobre as tecnologias da web, como CSS, HTML e JavaScript, ele pode atuar com maestria no desenvolvimento de softwares, sites e aplicativos, por exemplo. Com isso, ele irá contribuir para a solução de grandes problemas que podem surgir dentro de uma empresa em frentes que tangem a comunicação, as vendas, a operação etc.
  3. Esse profissional também pode possuir conhecimentos avançados em segurança. Hoje em dia, ter dados “vazados” pode ser um problema muito sério, podendo custar muito dinheiro para a empresa, por isso ter um desenvolvedor Back End que consiga tornar acessível os dados, mas ao mesmo tempo garantir que sejam vistos de forma segura e protegida, pode ser um supertrunfo para a organização;
  4. Dominar ferramentas de controle de versão é o básico no dia a dia de um desenvolvedor CVS, Subversion e Git. Entender dessas ferramentas contribui em uma diminuição considerável na interpretação e correção de erros em códigos. Então, por que não se especializar nesse assunto?
  5. Por fim, mas não menos importante, um bom desenvolvedor Back End se vira muito bem no gerenciamento de projetos, independentemente do modelo em que se deseja seguir, podendo ser: Agile, Waterfall, SCRUM, XP, Kanban etc.

E é pensando justamente nessa expertise que muitas empresas procuram pelos desenvolvedores Back End; para que eles possam cuidar de projetos bem estruturados, que otimizem o trabalho e garantam a entrega de resultados satisfatórios para o negócio.

Gostaria de saber quanto um desenvolvedor Back End costuma ganhar no mercado de trabalho, considerando suas atribuições e conhecimentos? Clique aqui e confira uma matéria do Valor Econômico.

E agora, depois de todas essas informações, como fazer para encontrar esse profissional desenvolvedor Back End?

Nós, da empresa 8IT, estamos aqui justamente para ajudar com essa grande e importante missão.

Definidas as atribuições principais para esse profissional e, também, para as necessidades da sua empresa, é só entrar em contato com os nossos recrutadores que cuidaremos de todo o resto. Ou seja, de todo o processo de recrutamento e seleção de um especialista da área.

Usamos o LinkedIn como nosso banco de candidatos e temos um fluxo muito bem estruturado para acompanhar esses profissionais desde o contato inicial até a sua contratação.

Quer ter mais informações?

Acesse nosso site ou entre em contato conosco por meio de nossas redes sociais ou do link: 8it.com.br/#contato.