Publicado: fevereiro, 2022
A missão de encontrar profissionais qualificados é cada vez maior, mas especificamente na área de tecnologia da informação, os dados são preocupantes.
Segundo relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, o déficit de profissionais de TI pode chegar a 260 mil até 2024.
Muitos justificam que essa dificuldade está relacionada tão somente à alta demanda de mercado, inspirada pela pandemia da Covid-19, onde a área passou a ser mais valorizada e as empresas passaram a exigir profissionais cada mais qualificados.
Pessoas que consigam se adaptar e, principalmente, acompanhar as mudanças que acontecem no cenário da tecnologia. Que venhamos e convenhamos, tem se tornado cada vez mais rápida.
Mas a verdade é que a culpa não pode ficar somente na demanda de mercado. Existem ações que as empresas podem desenvolver a fim de tornar todo o processo de recrutamento, contratação e retenção de funcionários mais fácil, rápida e eficaz.
Para começar, podemos discutir a importância da construção da cultura organizacional. Você compreende de que forma ela pode afetar a contratação de um profissional de TI?
Resumidamente, podemos dizer que a cultura organizacional é a impressão da personalidade. A partir dela, fica claro de que forma a empresa se comunica, como se dão suas dinâmicas de trabalho, quais são suas metas e normas e de que forma ocorrem as relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho.
A importância da cultura organizacional está diretamente relacionada à contratação de novos funcionários. Afinal, ela é a propaganda da empresa, permitindo que o candidato só ingresse em seu processo de recrutamento se, verdadeiramente, houver alguma identificação.
E para os profissionais do RH, a cultura pode funcionar como uma “brecha” para novos argumentos, uma vez que suas ações e objetivos podem ser expostos no momento de uma entrevista, contribuindo na contratação.
Para exemplificar melhor, trouxemos alguns cases de sucesso, ou seja, empresas que são um verdadeiro exemplo e possuem suas culturas organizacionais em um lugar de destaque. São elas: Google, Nubank e Magazine Luiza.
Se você parar para reparar, verá que todas elas atuam na premissa da informalidade, diversão e, principalmente, da contratação de profissionais de diferentes países, o que torna tudo mais atrativo para aqueles que possuem formação na área de TI.
Por que dizemos isso?
Porque os profissionais jovens, em sua maioria, procuram justamente organizações que possuem esse modelo organizacional mais flexível, inovador e desafiador.
Outro aspecto muito importante é o fornecimento de tecnologia de ponta.
Obviamente, quem atua na área de tecnologia, exerce essa profissão por realmente ter interesse em tudo que está voltado para a inovação de hardwares, metodologias, softwares, serviços e por aí vai.
Sendo assim, nada melhor do que proporcionar a esses profissionais o que há de melhor e mais moderno no mercado.
Empresas que procuram deixar claros e bem definidos os planos de carreira para cada cargo aumentam em quase 100% a chance de contratação de profissionais de todas as áreas.
Para qualquer profissional, o fato de ingressar em uma empresa que desenvolve e capacita suas habilidades para o crescimento contribui significativamente para sua permanência na organização.
Candidatos que atuam na área de TI não pensam diferente. Por serem apaixonados em novos desafios, constantemente estão procurando novas oportunidades no mercado de trabalho.
Então, por que não investir em novas oportunidades dentro da organização onde já atuam?
Estudos realizados pela empresa PeopleBank, do Reino Unido, especializada em recrutamento de pessoal, afirma que o salário não é o principal requisito que os profissionais procuram para ingressar em uma empresa.
Pelo contrário, em uma escala de 1 a 10, a remuneração se encontra entre a quinta e oitava colocação.
Mas você sabe o por que as coisas funcionam dessa forma?
O ato de trabalhar está diretamente relacionado ao dinheiro, e todos nós sabemos disso, especialmente agora, levando em consideração a situação econômica do nosso país.
Porém, o que se tem percebido é que os profissionais de TI estão cada vez mais em busca de serem reconhecidos pelo que fazem e de valores organizacionais que estejam alinhados com seus propósitos pessoais.
Flexibilidade, atualmente, é a principal delas. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa chinesa CTrip, o home office pode aumentar o desempenho dos profissionais em até 13%. Esse resultado só é possível porque no trabalho em casa são menores as distrações e interrupções de colegas e telefonemas.
Portanto, a capacidade de concentração é elevada, tornando mais efetiva a entrega das atividades.
Adotando essas 4 novas posturas, com certeza, sua organização saíra na frente. E pensando em te ajudar ainda mais, a 8IT pode encontrar o perfil ideal para sua empresa.
A 8IT é especializada em recrutamento e seleção de profissionais que atuam na área da tecnologia da informação.
Quer saber mais sobre os serviços da 8IT? Clique aqui!