Blog

As 8 stacks de desenvolvimento mais procuradas no mercado de trabalho

Publicado: abril, 2022

Você conhece o termo stacks de desenvolvimento? Sabem de que forma elas mantêm inúmeros profissionais de tecnologia no mercado? Ou melhor, você saberia dizer quais são as stacks de desenvolvimento mais procuradas pelas empresas?

Venha com a gente, porque nós temos muito para te contar sobre esses assuntos!

Para começar: o que são stacks de desenvolvimento?

Elas referem-se basicamente às linguagens de programação que serão utilizadas para a geração de diversas aplicações, sites e softwares.

De forma geral, as stacks de desenvolvimento são as responsáveis por empregar centenas de profissionais de TI com especializações em três grandes frentes, são elas: Front End, Back End e Full Stack.

Essas três ramificações possuem características distintas, por esse motivo nós separamos um breve resumo de cada uma delas para você.

Confira só!

Front End

Metaforicamente falando, Front End nada mais é do que a ponta do nosso iceberg, é aquilo que o usuário é capaz de ver e interagir. É o que vem à frente.

Se trouxermos um exemplo prático para o texto, podemos dizer que Front End são os gráficos, botões e campos de preenchimento de sites, de maneira geral.

O profissional que atua nessa categoria desenvolve ferramentas para que todas essas experiências de usuário se tornem efetivas e apresentáveis.

Back End

Nesse caso, o Back End é tudo aquilo que o profissional do Front End “organizou” para que ficasse apresentável para o usuário final, ou seja, os algoritmos.

Trata-se do desenvolvimento e da aplicação das linguagens de programação para que os gráficos, botões e campos de preenchimento funcionem da forma como o site precisa.

Alguns exemplos dessas linguagens, são: Python, Java, Ruby, C# e PHP.

Full Stack 

O profissional que possui especialização em Full Stack é aquele que entende tanto do Front End como do Back End. Sabe atuar como usuário e servidor. Cria as aplicações a partir das linguagens de programação e posteriormente torna todo esse trabalho possível de ser acessado, por qualquer usuário.

Por ter essa característica tão completa, é um profissional bastante procurado no mercado e sua remuneração média, segundo o portal Glassdoor, é de cerca de R$ 5 mil, sendo que os mais experientes podem chegar a ganhar até R$ 9 mil mensais.

Agora que já descobrimos um pouco mais sobre as áreas de atuação nas stacks de desenvolvimento, vamos conhecer mais especificamente quais são as linguagens mais procuradas no mercado de trabalho e quais são suas principais funções e usabilidades?

Desvendando as 8 stacks de desenvolvimento mais procuradas no mercado de trabalho

Segundo levantamento realizado no último semestre de 2021 pelo GitHub, as oito principais linguagens do mercado de TI, que serão tendência em 2022, inclusive, são:

  1. Python

Criada em 1989, é uma das linguagens mais antigas e que ainda continua sendo muito utilizada nos dias de hoje. Suas vantagens estão atreladas à linguagem de programação open source, de fácil aprendizado e versatilidade.

É justamente por causa de sua simplicidade que a linguagem Phyton é uma das mais populares pela indústria, até mesmo entre profissionais que não são formados necessariamente em cursos de tecnologia, como engenheiros, matemáticos etc.

  1. JavaScript

Comum entre as empresas para o desenvolvimento de machine learning e Inteligência Artificial. É uma linguagem universal e de rápido aprendizado e comunicação assíncrona.

Em grande parte das vezes, a linguagem JavaScript é utilizada pelos profissionais da área para o desenvolvimento web e de software, pois ela permite a aplicação um tanto simples de elementos interativos, como: montar carrosséis, inserir timers, tornar os botões animados e sensíveis etc.

  1. Java

É a linguagem universal do sistema Android. Ela permite maior portabilidade, retrocompatibilidade e escalabilidade, por isso também é vista como uma das queridinhas pelas empresas, inclusive é uma das linguagens que mais forma e contrata profissionais.

Para ler mais sobre essa linguagem, clique aqui e confira um conteúdo exclusivo sobre o tema.

  1. TypeScript

Sua usabilidade é muito comparada com o JavaScript, porém ela oferece feedbacks de erros de forma mais rápida e eficaz. Sua aprendizagem é muito mais complexa, o que torna mais difícil na hora de substituir profissionais em uma equipe.

E sabe por quem foi desenvolvida a linguagem TpyScript? Por ninguém mais, ninguém menos do que um time de peso da Microsoft.

  1. C++

Normalmente utilizada em sistemas mais complexos, a linguagem C++ possui alta performance e é bastante utilizada em sistemas de mercados financeiros, jogos e sistemas operacionais.

Empresas como Google, Facebook e Adobe são grandes usuárias de seus benefícios.

  1. Ruby

Linguagem conhecida por ser dinâmica e orientada principalmente para objetos. Ela possui manutenção do código descomplicada e é de fácil aprendizado.

Além disso, tem a característica de produzir um código limpo e oferecer recursos de alocação de memória, o que contribui para o aumento da segurança da aplicação.

  1. PHP

Suas principais funções estão atreladas ao desenvolvimento de páginas web e à integração de informações a banco de dados MySQL. Essa linguagem é muito comum entre os profissionais que atuam como Full Stack.

Vale ressaltar, também, que a linguagem PHP é uma das mais populares, primeiramente porque ela envolve o uso de um código aberto, ou seja, de fácil edição e porque ela facilita a realização de melhorias constantes em um projeto.

  1. C Sharp

Também conhecida pela sigla C#, a linguagem C Sharp por desenvolvida pela Microsoft com a promessa de fornecer fácil acessibilidade para iniciantes.

É justamente por esse motivo que essa linguagem é perfeita para os profissionais que estão no início de carreira, ainda conhecendo e desbravando o mundo da tecnologia.

Sabe o que é possível criar a partir dessa linguagem?

Aplicativos cliente-servidor, diversos serviços web, aplicativos de bancos de dados e muito mais.

Dentro do mercado de tecnologia, existem outras inúmeras linguagens que são utilizadas pelas empresas. Por isso, profissionais nesse setor estão cada vez mais em falta, justamente pela alta demanda que os avanços tecnológicos vêm ocasionando.

Está procurando por um profissional de tecnologia que possa atuar com uma dessas linguagens dentro de seu time ou negócio?

Na 8it, focamos em encontrar esses profissionais, garantindo que as qualificações deles sejam as ideais para as necessidades de sua empresa.

Acompanhamos todo o processo de recrutamento, desde a seleção dos candidatos até a efetivação da contratação. Atuamos nos segmentos de desenvolvimento, ERP, linguagens, banco de dados, sistemas, segurança e muito mais.

Quer conhecer mais dos nossos serviços e como podemos te ajudar?

Acesse: 8it.com.br