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As competências que você deve procurar nos profissionais de TI

Publicado: novembro, 2021

É indiscutível que a pandemia acelerou a transformação digital no mundo todo, transformação esta que, segundo estudos, tende a permanecer e continuar se expandindo.

“A demanda continuará aumentando mesmo com o retorno gradual aos escritórios, já que a tendência de ambientes abertos e colaborativos se mantém alta. Junto com o modelo de trabalho híbrido, teremos a oportunidade de acompanhar esse movimento trazendo qualidade e conforto aos nossos clientes em casa, no trabalho ou até mesmo no trânsito. “

Exame

Com esse crescimento, nos deparamos com um grande problema, um que já existia, mas que nos últimos dois anos, aumentou ainda mais: encontrar bons profissionais de TI no mercado.

Os motivos para isso acontecer são inúmeros, porém o principal é a existência de um enorme número de vagas disponíveis sem pessoas qualificadas para ocupá-las.

Inclusive, segundo um relatório desenvolvido pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, a falta de profissionais de tecnologia no Brasil pode chegar a um número alarmante até 2024, cerca de 260 mil.

“A alta demanda dos profissionais de tecnologia é global, não é só uma questão do Brasil. A pandemia acelerou ainda mais. Houve um crescimento da digitalização das empresas, que criaram produtos, investiram em vendas online, vendas de plataformas etc. Todas tiveram que desenvolver isso.”

Exame

E por falar na alta demanda da área de tecnologia…

Dentro dessa imensidão de oportunidades, as vagas que possuem mais déficit são: Data Analytics, Machine Learning, Cibersegurança, Integração em Nuvem, Internet das Coisas, Desenvolvimento de Apps, Software Empresarial e Gerenciamento de Multicloud.

Se você está em busca de profissionais para atuar em alguma dessas frentes, saiba que o desafio para encontrar o colaborador ideal pode ser bem intenso. Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar no processo de recrutamento e seleção.

Conheça agora as competências que você deve procurar nos profissionais de TI

Para que esse grande leque de vagas abertas no setor de tecnologia seja preenchido da melhor forma possível, a fim de atender a todos os anseios das empresas, os profissionais de recrutamento e seleção procuram nos candidatos algumas habilidades e comportamentos, as chamadas soft skills e hard skills.

Você já ouviu falar sobre esses termos?

Abaixo, separamos uma breve explicação sobre cada um deles e alguns exemplos que poderão facilitar o entendimento.

O que são soft skills?

Resumidamente, soft skills tratam-se de habilidades subjetivas, ou seja, aquelas que estão diretamente atreladas às habilidades comportamentais. Em poucas palavras, é algo que traduz as características de personalidade e temperamento de cada pessoa.

E o que são hard skills?

As hard skills costumam ser especificadas nas descrições das vagas, porque elas estão relacionadas diretamente às habilidades técnicas. Ou seja, conhecimentos, experiências e qualificações importantes para o desempenho das atividades propostas.

Mas afinal, quais soft skills e hard skills devemos procurar nos profissionais de TI?

Quando falamos em soft skills, destacamos: capacidade de liderança, trabalho em equipe, criatividade, inteligência emocional, paciência, flexibilidade, inovação, capacidade de persuasão, resiliência, empatia e comunicação.

Mas quando falamos em hard skills, devemos procurar algo que contemple: proficiência em inglês, gestão de pessoas, edição de imagens, domínio de Javascript, User Experience Design, raciocínio analítico, manejo de dados na nuvem, Inteligência Artificial, resolução de problemas, entre outras habilidades que possam influenciar diretamente na realização do trabalho que determinado profissional irá executar. Aqui, as possibilidades podem ser bem variáveis.

E como avaliar as soft skills e hard skills no processo seletivo?

De uma forma geral, as soft skills são difíceis de serem avaliadas, por isso acabam sendo exploradas de forma qualitativa. Os recrutadores, na maioria das vezes, elaboram questões que simulam situações do cotidiano, para que o candidato possa explanar sobre o assunto e mostrar um pouco sobre seu perfil e sobre como seria sua reação diante de uma determinada circunstância, seja ela positiva ou negativa.

Agora, no caso das hard skills, elas são muito mais fáceis de serem mensuradas, pois basta o candidato comprovar o atendimento as especificações da vaga em aberto, por meio de um currículo, alguns diplomas, determinados certificados e da participação em desafios técnicos, por exemplo, para expor suas aptidões e sua capacidade de atender ao que empresa precisa.

E o que deve pesar mais no processo seletivo: as soft skills ou hard skills?

Poderíamos falar que a porcentagem gira em torno de 50% por 50%, pois as habilidades técnicas e comportamentais são igualmente essenciais para fazer tudo funcionar a pleno vapor.

Porém, é importante mencionar que é muito mais fácil desenvolver competências técnicas do que de relacionamento. Então, se você precisar optar por uma ou outra, dê sempre preferência àquele profissional que já traz em sua bagagem o chamado fit cultural com sua empresa. Em outras palavras: a capacidade de se adaptar aos valores e propósitos de sua organização.

Por fim, mas não menos importante, durante todo esse processo de entendimento do que o mercado está precisando até qual é o profissional mais adequado para cada oportunidade, a 8IT pode te ajudar.

Afinal, ela é especialista em recrutar e selecionar os profissionais de TI perfeitos para o seu mercado por meio de técnicas avançadas associadas a um processo transparente, justo e humanizado.

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