Blog

Como empreender na era da tecnologia?

Publicado: fevereiro, 2022

Empreender diante de um ano tão conturbado, ainda sentindo os reflexos de uma grande crise econômica e de saúde pública, é considerado um desafio e tanto para os empresários.

Mas se adicionarmos os avanços e as tendências da era da tecnologia à conta, você saberia responder por que a situação dos donos dos pequenos, médios e grandes negócios tende a ser mais animadora, mesmo em tempos de pandemia, por exemplo?

Cada vez mais, a tecnologia digital vem ganhando espaço nas empresas, justamente por impulsionar o engajamento do cliente, aumentar a produtividade dos colaboradores e auxiliar na agilidade do processo de tomada de decisão. E as companhias não têm mais como se esquivar disso, negando a importância e a entrada para o chamado mundo moderno, principalmente se elas desejarem se manter ativas.

Mas será que todas as empresas estão estruturadas e prontas para encarar o processo de digitalização da melhor forma possível, aproveitando todos os benefícios que ele proporciona para intensificar o desenvolvimento e o crescimento dos negócios?

Diversos estudos apontam que não. Ainda existem muitas companhias literalmente sofrendo para acompanhar tudo o que vem surgindo de novo no mercado.

Para exemplificar, separamos dados de um levantamento realizado pela Dell Technologies, que apontava que em 2020 cerca de 94% das empresas ainda enfrentavam dificuldades para passar pela transformação digital, sem saber gerar insights com os dados que conseguem coletar ou até mesmo manter suas tecnologias atualizadas.

E para se adaptar à era da tecnologia, onde as empresas precisar focar seus esforços e mudanças?

– No incentivo à cultura de inovação

Ainda existe um grande número de profissionais resistentes à adoção de ferramentas mais tecnológicas na execução de suas atividades diárias. Cabe, portanto, às empresas transformar essa cultura organizacional, incorporando à rotina da organização todas as alterações que elas definirem como necessárias para se manter atualizadas.

– Na disseminação da mentalidade Data Driven

Mas afinal, o que é ser Data Driven?

“Ser data driven significa ter uma base sólida para tomar decisões, ao invés de partir de suposições. Essa base é formada por centenas de milhões de dados que podem ser coletados, tratados e interpretados para gerar insights valiosos nas empresas. Logo, data driven é muito mais que uma buzzword: é o futuro dos negócios orientado a dados.”

Neil Patel

E por que ser Data Driven importa?

A explicação para isso é simples e fácil de ser aceita. As companhias que são adeptas à adesão da mentalidade Data Driven tendem a utilizar os dados que produzem com mais inteligência e estratégia, analisando-os para então tomar decisões mais acertadas e seguras, com base em comprovações e previsões numéricas, livre de “achismos”.

– Na seleção e retenção de bons profissionais de tecnologia para seu corpo de colaboradores

Os talentos com conhecimentos genéricos e específicos sobre a área de tecnologia estão, sem sombra de dúvidas, mais preparados para um modelo de negócio mais analítico e também digital. Por esse motivo, sabem orientar ou até mesmo coordenar ações, times e estratégias para a digitalização.

Precisa de uma ajuda para contratar os profissionais de TI certos para uma missão como essa, de implementar uma cultura voltada para o acompanhamento das tendências da era da tecnologia?

Preparamos um passo a passo que pode te ajudar:

  • Esteja onde os profissionais de tecnologia estão, ou seja, no LinkedIn;
  • Criei uma descrição de vaga assertiva para saber exatamente o que procurar e o que apresentar ao candidato sobre a empresa e a posição promovida;
  • Desenhe um bom plano de avaliação do candidato à vaga anunciada;
  • Esteja disposto a oferecer uma oportunidade de trabalho remoto, pois esse benefício atrai e é visto como um diferencial;
  • Procure a ajuda de uma empresa especializada em recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia, como a 8IT, para garantir a eficácia do processo de contratação.

Para ler um conteúdo completo sobre dicas de contratação de um bom desenvolvedor, clique aqui.

– No acompanhamento constante do que a era da tecnologia proporciona aos consumidores

Não basta acertar em 100% das mudanças culturais da empresa, mas andar na contramão daquilo que as pessoas querem consumir, sejam bens ou serviços. As companhias precisam estar sempre atentas às movimentações na área da tecnologia e à forma como seu público tem absorvido essas novidades.

Mas como fazer isso?

Tendo empatia e colocando-se no lugar do cliente, para poder enxergar e desenhar soluções efetivas para as suas necessidades. É a partir desse olhar cuidadoso e detalhista que as empresas poderão chegar à conclusão das melhores ferramentas tecnológicas para se investir.

Por fim, reforçamos que o ato de empreender na era da tecnologia gera, sim, algum tipo de apreensão. Afinal, para muitos empresários, isso significa uma saída da zona de conforto. Porém, em curto, médio e longo prazo tantos avanços e tantas mudanças serão sempre vistas com bons olhos, pois na grande maioria das vezes irá permitir uma vida longa e saudável aos negócios.