Publicado: março, 2022
Para a contratação de um profissional de tecnologia da informação qualificado, o processo de recrutamento e seleção precisa transpassar a análise de currículo.
Atualmente, os candidatos enfrentam a chamada entrevista técnica, composta por várias etapas que exigem, muitas vezes, grande dedicação, preparo e paciência até que a contratação – de fato – aconteça.
Em um processo de recrutamento tradicional, para vagas das mais diversas áreas, os headhunters costumam seguir um roteiro básico, que normalmente envolve:
Quando os processos seletivos estão relacionados à área da tecnologia da informação, como estamos falando de um mercado superaquecido, você precisa estar preparado para ir além: ou seja, enfrentar as entrevistas técnicas.
Isso mesmo!
As vagas para esse setor possuem a característica de necessitarem de perfis bem específicos e que tenham grande domínio e conhecimento em determinadas frentes.
E para que o processo de contratação do melhor profissional seja eficaz, as perguntas técnicas aparecem como forma de comprovar a experiência do candidato no assunto.
Antes de mais nada, o recrutador, que pode ser ainda um representante do RH, precisa “quebrar o gelo” do bate-papo.
Para isso, ele realiza algumas perguntas de cunho pessoal, como por exemplo: Qual é seu esporte favorito? O que você costuma fazer nos finais de semana? Está assistindo a alguma série ou lendo algum livro no momento? Qual seria a sua viagem perfeita?
A partir dessas perguntas, é possível conhecer quais são os interesses desse candidato e compreender se ele realmente tem o interesse de agregar e, principalmente, permanecer por um longo tempo dentro da organização.
Além disso, também é possível identificar de que forma ele atua, quando o assunto é trabalho em equipe.
Com todas essas respostas em mãos, os headhunters já conseguem definir as principais habilidades comportamentais do candidato e entender se elas são compatíveis com a cultura da empresa.
Nesta fase, é importante também relembrar que grande parcela dos profissionais dessa área não precisa se candidatar, necessariamente, a uma vaga para participar de um processo seletivo, porque os headhunters têm os abordado cada vez mais por meio de plataformas como o LinkedIn.
Então, para o “quebra gelo”, ainda seria interessante incluir um momento para o recrutador falar sobre a empresa, para provocar uma transição ou troca de organização, se esse for o caso.
No bate-papo, vale trazer informações não só sobre a cultura organizacional, mas também sobre a vaga aberta em si, reforçando o quanto o profissional que preenchê-la poderá ganhar, principalmente no quesito aquisição de novos conhecimentos.
Afinal, a maioria dos profissionais de TI gostam, precisam e querem seguir aprendendo ao longo de suas carreiras e funções.
Não mesmo!
É depois desses primeiros contatos que realmente começa a entrevista técnica, e, geralmente, quem assume todos os trâmites a partir desse ponto é o gerente de área.
Pois como estamos falando já da fase final do processo de seleção, é importante que o líder da área conheça mais sobre o candidato, a fim de avaliar se ele está realmente apto para assumir a vaga.
Vale lembrar que, neste momento, o gestor pode voltar a perguntar algumas questões que já foram validadas pelo RH, pois nada mais justo que o líder da área alinhe as expectativas com o candidato sobre as rotinas diárias de atuação.
É importante frisar aqui que o líder será o grande responsável por selecionar as melhores perguntas para se fazer ao candidato, porque os questionamentos dependerão muito da função que o profissional irá exercer.
Quer um exemplo?
Se ele for atuar em front-end, as questões serão relacionadas ao front. Se for back-end, sucessivamente. Ou mesmo full stack, quando o profissional irá atuar voltado para front e back ao mesmo tempo.
Abaixo, enumeramos algumas perguntas que podem aparecer em uma entrevista técnica para preenchimento de vaga nessas stacks:
Sim! Separamos algumas para que você possa se preparar da melhor forma possível:
A 8IT está no mercado justamente para auxiliá-los desde o kick off para abertura de vaga até a contratação do candidato.
Nossos diferenciais são, principalmente, conseguir candidatos em até 5 dias úteis, garantir a reposição em até 60 dias e ainda não cobrar o pagamento de taxas caso ocorram desistências.
Quer saber mais sobre os nossos serviços? Clique aqui ou entre em contato conosco por meio do e-mail: contato@8it.com.br