Blog

Guia de 5 passos para contratar desenvolvedores

Publicado: outubro, 2021

Não temos como negar: faltam profissionais de tecnologia para atender à alta do mercado. Mas isso não é de hoje e também não é um reflexo da pandemia. Contratar desenvolvedores bons, por exemplo, já é uma missão que preocupa há anos.

Inclusive, recentemente, uma organização voltada para o desenvolvimento da área de tecnologia, a Softex, divulgou um levantamento que retrata justamente onde tudo começou e quais são as perspectivas para o próximo ano.

“O problema perdura há alguns anos: entre 2010 e 2020, a carência de profissionais representou perdas acumuladas de R$ 167 bilhões para o setor tecnológico. Segundo o mesmo levantamento, o déficit de profissionais de TI deve chegar a mais de 408 mil postos de trabalho até 2022.”

Conteúdo Bússola – Exame

Para as empresas e recrutadores do segmento, o sentimento é um só: medo. Afinal, o desafio para contratar e reter talentos está cada vez maior.

Pensando nisso, separamos um conteúdo especial para aqueles que têm nas mãos, neste momento, a missão de contratar desenvolvedores para compor times e expandir negócios.

Confira agora um guia com 5 passos para encontrar os talentos ideais!

Passo 1: esteja onde os desenvolvedores estão

Com a aceleração dos avanços tecnológicos, não há lugar melhor para encontrar os desenvolvedores do que na internet.

As redes sociais de negócios, como o LinkedIn, são ótimas ferramentas para fazer buscas e para estabelecer um primeiro contato com os profissionais de interesse. Use-as a seu favor, a fim de simplificar processos e tornar a contratação mais humanizada e assertiva.

Não sabe como fazer busca no LinkedIn? O passo a passo é simples:

-Na barra de pesquisa (search), digite a palavra-chave que poderá ajudar na identificação do profissional que você deseja;

Exemplo: desenvolvedor.

-Em seguida, clique na opção que associa a profissão ao termo pessoas;

Exemplo: desenvolvedor em pessoas.

-Você pode usar os filtros no menu superior do LinkedIn para selecionar o melhor profissional para o cargo que você tem disponível. Entre os filtros, você encontra: localização, idioma do perfil, categoria de serviço, setor, empresa atual e muito mais.

Passo 2: crie uma descrição de vaga assertiva

Para abordar um possível candidato a desenvolvedor dentro do LinkedIn, por exemplo, você precisa saber exatamente o que está procurando e como apresentar a vaga que você tem disponível em sua empresa para ele.

Monte um descritivo de vaga objetivo, porém completo. Entregue ao profissional abordado todas as informações que são relevantes para ele se interessar pela conversa.

-Quais são as atribuições da vaga?

-Qual é o salário?

-Quais são os benefícios da vaga?

-Quais são os requisitos da vaga?

-Como é a empresa?

-Qual é a cultura da organização?

As respostas para as perguntas apontadas acima precisam estar na ponta da língua. Elas servirão para o candidato descartar ou não a possibilidade.

Passo 3: para contratar desenvolvedores, tenha um bom plano de avaliação do candidato à vaga

O mundo dos desenvolvedores é ágil e a rotina diária também. Se você puder optar por um processo seletivo menos lento e burocrático, ele tem tudo para engajar.

Com uma descrição de vaga assertiva e uma triagem eficiente, já é possível saber quais candidatos devem ser mantidos na seletiva. Assim, evita-se comunicação exaustivas e avaliações desnecessárias com perfis que não se encaixam a determinadas vagas e empresas.

Se você tiver que testar os candidatos, tecnicamente falando, procure organizar algo que te entregue exatamente o que você precisa, mas que não consuma muito do seu tempo e também do desenvolvedor.

Passo 4: ofereça a oportunidade de trabalho remoto

Se tem uma coisa que os DEVs gostam, é de trabalhar de forma remota. Assim, eles conseguem conciliar de maneira fácil a rotina profissional e doméstica, sem contar as horas de lazer.

Se sua empresa tem disponibilidade para manter o home office como forma preferencial de trabalho, você já tem um bom começo para atrair e reter mais talentos.

“O trabalho remoto se tornou comum durante a pandemia da covid-19 em muitos setores, mas em especial naqueles ligados à tecnologia. Levantamento feito com 718 profissionais aponta que 78,27% das pessoas que atuam na área de TI preferem manter o trabalho remoto, e 19,36% querem o modelo híbrido – que consiste em alguns dias da semana em casa e outros na sede da empresa. Dos entrevistados, apenas 2,37% gostariam de retornar ao trabalho presencial.”

Milena Tomaz – Exame

Passo 5: para contratar desenvolvedores de maneira rápida e efetiva, procure a ajuda de uma empresa especializada em recrutamento e seleção na área

Para otimizar seu tempo e da área de Recursos Humanos de sua empresa, se houver, e de quebra garantir a eficácia do seu processo de contratação, buscar por ajuda especializada pode ser uma ótima solução.

A 8IT, por exemplo, é uma consultoria que nasceu com o objetivo de proporcionar a melhor experiência para os clientes e candidatos a vagas na área de tecnologia. Ela utiliza técnicas avançadas de busca e tem um fluxo muito bem desenhado para acompanhamento dos candidatos.

Para saber mais sobre a 8IT e descobrir como ela pode te ajudar, clique aqui.