Publicado: dezembro, 2021
Pode parecer estranho e um tanto contraditório dizer que embora a tecnologia tenha ganhado muito espaço e importância nas empresas nos últimos anos, em especial em 2020, por conta da pandemia, muitas delas ainda não a utilizam a seu favor.
Quer uma prova disso?
No começo deste ano, a Gartner – uma consultoria fundada em 1979 por Gideon Gartner para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à introspecção – lançou um estudo de mercado que constatou que nós últimos três anos, as empresas produziram mais de 90% de dados.
Ou seja, milhares e milhares de terabytes que em sua maioria não são aplicados no Big Data para se transformar em informações relevantes.
De acordo com a TOTVS, empresa brasileira de software, “Big Data é um termo que descreve o grande volume de dados não estruturados que inunda uma empresa no dia a dia”.
É a partir da análise desses dados que diversos profissionais tomam decisões de negócio, aumentam a produtividade das empresas e reduzem custos de produção, por exemplo.
Interessante, não?
E é justamente por esses motivos que a chamada cultura data-driven vem ganhando cada vez mais admiradores. Afinal, ela é capaz de tornar os processos de trabalho mais assertivos, refinados e transparentes, contribuir para a construção de insights que levarão a melhorias e muito mais.
Principalmente no setor de Marketing das empresas, mais especificamente nos times de growth, performance e branding.
Isso acontece porque quando as estratégias de promoção e comunicação passam a ser alimentadas pelo Big Data, elas tendem a promover uma melhor experiência de venda.
É por meio da análise de dados e informações que as instituições passam a entender, por exemplo, como os clientes consomem um produto ou serviço, como eles vão se comportar diante de determinados anúncios, qual poderá ser a sua possível trajetória de compra e assim por diante.
Converse, sempre que for possível, com seus colaboradores sobre a importância dos dados para a tomada de decisões. Ou seja, fortaleça o mindset data driven e abandone de vez a realização de processos com base em achismos.
Querer começar olhando para o todo pode ser um grande tiro no pé. Se você está dando os primeiros passos rumo à cultura Big Data é importante que você comece analisando as informações mais cruciais, para depois, ir evoluindo nas análises.
Para extrair e analisar os dados de seu negócio da melhor forma possível, quase sempre, será necessário um olhar mais técnico sobre o sistema de gerenciamento das informações. Para isso, vale a pena investir na contratação de alguns profissionais ditos como chaves.
São eles:
São especialistas analíticos experts em leitura de dados. Eles são capazes de reunir, interpretar e comunicar informações importantes que poderão elevar a qualidade das entregas da empresa.
Eles são ótimos em previsões, em modelagem preditiva e aprendizado de máquina.
Esses profissionais não são vistos pelos clientes, porém são eles os grandes responsáveis por identificar problemas e oferecer soluções para que a máquina nunca pare de funcionar.
A grande missão deles é não deixar que inúmeras pessoas fiquem sem seus produtos ou serviços, portanto descontentes.
Cuidam dos dados, sejam eles estruturados ou não, a fim de propor ideias inovadoras para as empresas e garantir que elas tenham lucros reais. Um profissional que atua nessa frente deve ter facilidade para lidar com códigos, algoritmos e muita matemática.
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Veja abaixo o que os maiores especialistas do assunto dizem sobre a importância da análise de dados.