Blog

Impulsionando marcas por meio do Big Data

Publicado: dezembro, 2021

Pode parecer estranho e um tanto contraditório dizer que embora a tecnologia tenha ganhado muito espaço e importância nas empresas nos últimos anos, em especial em 2020, por conta da pandemia, muitas delas ainda não a utilizam a seu favor.

Quer uma prova disso?

No começo deste ano, a Gartner – uma consultoria fundada em 1979 por Gideon Gartner para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à introspecção – lançou um estudo de mercado que constatou que nós últimos três anos, as empresas produziram mais de 90% de dados.

Ou seja, milhares e milhares de terabytes que em sua maioria não são aplicados no Big Data para se transformar em informações relevantes.

Mas afinal, o que é Big Data e por que ele é tão importante?

De acordo com a TOTVS, empresa brasileira de software, “Big Data é um termo que descreve o grande volume de dados não estruturados que inunda uma empresa no dia a dia”.

É a partir da análise desses dados que diversos profissionais tomam decisões de negócio, aumentam a produtividade das empresas e reduzem custos de produção, por exemplo.

Interessante, não?

E é justamente por esses motivos que a chamada cultura data-driven vem ganhando cada vez mais admiradores. Afinal, ela é capaz de tornar os processos de trabalho mais assertivos, refinados e transparentes, contribuir para a construção de insights que levarão a melhorias e muito mais.

E sabe onde o Big Data tem ganhado notoriedade em ritmo acelerado?

Principalmente no setor de Marketing das empresas, mais especificamente nos times de growth, performance e branding.

Isso acontece porque quando as estratégias de promoção e comunicação passam a ser alimentadas pelo Big Data, elas tendem a promover uma melhor experiência de venda.

É por meio da análise de dados e informações que as instituições passam a entender, por exemplo, como os clientes consomem um produto ou serviço, como eles vão se comportar diante de determinados anúncios, qual poderá ser a sua possível trajetória de compra e assim por diante.

Como implementar a cultura data-driven e levar sua empresa a outro patamar?

Primeiro passo: dissemine a cultura de dados

Converse, sempre que for possível, com seus colaboradores sobre a importância dos dados para a tomada de decisões. Ou seja, fortaleça o mindset data driven e abandone de vez a realização de processos com base em achismos.

Segundo passo: defina quais dados serão analisados em cada uma das frentes de sua empresa

Querer começar olhando para o todo pode ser um grande tiro no pé. Se você está dando os primeiros passos rumo à cultura Big Data é importante que você comece analisando as informações mais cruciais, para depois, ir evoluindo nas análises.

Terceiro passo: crie um departamento de TI robusto para realizar esse trabalho

Para extrair e analisar os dados de seu negócio da melhor forma possível, quase sempre, será necessário um olhar mais técnico sobre o sistema de gerenciamento das informações. Para isso, vale a pena investir na contratação de alguns profissionais ditos como chaves.

São eles:

Analista ou especialista em Data Science

São especialistas analíticos experts em leitura de dados. Eles são capazes de reunir, interpretar e comunicar informações importantes que poderão elevar a qualidade das entregas da empresa.

Eles são ótimos em previsões, em modelagem preditiva e aprendizado de máquina.

Analista ou especialista em Backoffice

Esses profissionais não são vistos pelos clientes, porém são eles os grandes responsáveis por identificar problemas e oferecer soluções para que a máquina nunca pare de funcionar.

A grande missão deles é não deixar que inúmeras pessoas fiquem sem seus produtos ou serviços, portanto descontentes.

Analista ou especialista em Big Data

Cuidam dos dados, sejam eles estruturados ou não, a fim de propor ideias inovadoras para as empresas e garantir que elas tenham lucros reais. Um profissional que atua nessa frente deve ter facilidade para lidar com códigos, algoritmos e muita matemática.

Está pensando em contratar algum ou todos os profissionais que indicamos aí em cima? Conte com o time da 8IT para isso.

A 8IT é uma consultoria especializada em recrutamento e seleção de profissionais de TI. Trabalha utilizando técnicas avançadas de buscas, a fim de garantir que você tenha o colaborador ideal dentro de sua empresa. Clique aqui para conhecer ou entrar em contato para mais informações.

Ainda não está convencido de que você deve investir na cultura Big Data?

Veja abaixo o que os maiores especialistas do assunto dizem sobre a importância da análise de dados.

A importância do Big Data