Blog

Java: você conhece essa stack de desenvolvimento?

Publicado: fevereiro, 2022

Certamente, você já deve ter ouvido falar sobre o Java, certo? Esse termo é bastante comum, principalmente para quem gosta de se aventurar na leitura de textos de tecnologia. Mas você sabe o que ele realmente significa?

Preparamos um texto completo sobre esse assunto para compartilhar com você e para te mostrar o porquê do Java ser tão popular entre os profissionais de programação e desenvolvimento.

Afinal, o que é Java?

De acordo com o próprio site do Java, essa tecnologia trata-se de uma linguagem de programação e de uma plataforma computacional lançada pela primeira vez pela Sun Microsystems, em 1995.

Diversos sites e aplicações disponíveis hoje no mundo virtual dependem quase que exclusivamente dessa tecnologia para funcionamento, e mais desses são criados todos os dias.

Com o Java instalado em um computador, por exemplo, é possível executar jogos, realizar downloads, fazer tours virtuais, realizar transações bancárias, utilizar bate-papo on-line e muito mais.

Atualmente, essa plataforma pode ser adquirida sem custo algum clicando aqui, e sempre que novas atualizações são disponibilizadas, automaticamente, o detentor da ferramenta é notificado para que a nova versão seja ativada.

É importante estar atento a essas modificações, pois se a versão mais recente não estiver instalada no sistema, algumas funções do Java podem apresentar falhas de execução.

Formas de uso dessa linguagem de programação

Embora seja mais comum vermos a linguagem Java sendo aplicada no desenvolvimento de funcionalidades que rodarão em desktops e notebooks, seu uso não se limita a isso. Abaixo, apresentamos outras alternativas:

  • ME (Micro Edition): específico para dispositivos móveis, como celulares e tablets, por exemplo;

A tecnologia Java ME foi originalmente criada para lidar com as restrições associadas à criação de aplicativos para pequenos dispositivos. Para essa finalidade, a Oracle definiu o básico para a tecnologia Java ME para acomodar esse ambiente limitado e possibilitar a criação de aplicativos Java executados em dispositivos pequenos com memória, vídeo e capacidade de processamento limitados.

  • SE (Standard Edition): utilizado para criar aplicativos ou miniaplicativos que utilizam a linguagem padrão do Java;

Esta é a principal plataforma de programação Java. Ele contém todas as bibliotecas e APIs que qualquer programador Java deve aprender (java.lang, java.io, java.math, java.net, java.util, etc.

  • EE (Enterprise Edition): voltado para aplicativos corporativos baseados na web-online.

A plataforma Java EE consiste em um conjunto de servidores APIs e protocolos que fornecem a funcionalidade para desenvolver aplicativos multicamadas com base na Web. O Java EE simplifica o desenvolvimento do aplicativo e diminui a necessidade de programação e de treinamento do programador, criando componentes modulares reutilizáveis padronizados e ativando a camada para tratar de muitos aspectos da programação de forma automática.

O mercado de trabalho para o desenvolvedor e programador Java

Para aquelas pessoas que desejam se profissionalizar e trabalhar com o Java, existem cursos e treinamentos voltados especificamente para a formação de desenvolvedores Java Full Stack.

Basicamente, um profissional com essa especialidade é responsável por programar, desenvolver e implementar softwares em linguagem de programação Java. Por isso a palavra Stack se faz presente no nome da profissão, pois em seu significado real, esta é usada para se referir a tecnologias gerais que estão voltadas para o desenvolvimento de aplicações.

Mas as atribuições de um profissional dessa área não param por aí. Além das funções básicas citadas acima, o desenvolvedor Java Full Stack, nas organizações, atua na condução de todas as etapas de desenvolvimento de programas, sites, aplicativos e sistemas. Tendo como principal habilidade ter conhecimento aprofundado em no mínimo 3 linguagens, além do padrão Java.

Por isso, na ementa básica dos cursos profissionalizantes, é garantido que os estudantes aprendam sobre layouts de Front-End (parte técnica de CSS, HTML e Javascript), microsserviços (inicialização Java, Maven, Gradle e Spring), sintaxe Java (tecnologia para o desenvolvimento de aplicativos), integração de Front e Back-End, sites e aplicativos, SQL e índices, abordagem DevOps (criação de projetos de software baseados em entregas contínuas, desde o desenvolvimento até a revisão, teste, preparação e ambientes de produção) e por aí vai. A lista é extensa!

No âmbito do mercado de trabalho, mais especificamente quando falamos em tendências em TI, esse profissional tem sido muito demandado. Aquele que obtiver a visão global de um projeto dentro de uma organização, sendo capaz de atuar como Front e Back-End, por exemplo, terá o diferencial exato para ocupar uma das mais de 2.000 vagas que vem sendo anunciadas pela plataforma digital LinkedIn Brasil.

Dentre todos os profissionais que atuam na área da tecnologia da informação, o Desenvolver Java Full Stack tem uma das melhores remunerações, podendo chegar a receber, aproximadamente, R$ 13.000 em uma função sênior.

Para as empresas que desejam recrutar profissionais que atuem nessa área, a 8IT pode ajudar. Somos especialistas em recrutamento e seleção, utilizando o LinkedIn para buscar os candidatos e seguindo um fluxo de acompanhamento de todo processo de seleção. Esse fluxo inclui: kick off de abertura de vaga, alinhamento dos requisitos técnicos e comportamentais, busca ativa dos candidatos por tech recruiter, entrevista técnica com os candidatos, análise comportamental, agendamento de entrevista com o cliente, feedback com o cliente, negociação com o candidato e, por fim, a contratação.

Ficou interessado? Quer saber mais?

Acesse: https://8it.com.br/

Ou fale conosco pelo e-mail: contato@8it.com.br