Blog

Tecnologia na educação: como isso pode funcionar e proporcionar melhorias?

Publicado: março, 2022

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre o avanço da tecnologia na educação e, por consequência, sobre as transformações que esta vem trazendo para a sociedade, seja no trabalho ou em casa.

Estamos em um momento de revolução industrial, onde as tecnologias, a Internet das Coisas e a conectividade vêm ganhando cada vez mais espaço, modificando desde a forma como fazemos as compras do mês até o ganho de conhecimento.

Se focarmos na educação, muitos foram os avanços tecnológicos, principalmente, quando falamos a respeito dos últimos 5 anos.

Mas, e como essa inserção avançada da tecnologia na educação anda movimentando as coisas?

Abaixo, separamos 4 dos principais avanços e explicamos quais são as suas funções e importância dentro do processo de evolução educacional.

  • EAD

Segundo o Ministério da Educação, EAD (Educação à Distância) é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.

Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica Educação de Jovens e Adultos, na educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior.

Sua principal característica está relacionada à flexibilidade, não sendo necessária a presença do estudante na instituição de ensino e, também, por permitir que o aluno assista às aulas em seu melhor momento, ajudando-o com a adaptação de rotina.

  • Learning Management System (LMS)

Em português, Sistema de Gestão de Aprendizagem ou AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Basicamente, LMS é um software que possibilita o gerenciamento e a criação de cursos que são oferecidos de forma on-line.

Na maioria das plataformas, é possível realizar toda a gestão de conteúdo, acompanhar o desempenho do aluno, realizar testes, pesquisas, chats em tempo real, postagens de vídeos e fóruns de discussão, disponibilizar material didático, criar conteúdos (blocos de notas, Word, Excel) etc.

Esse software permite que os responsáveis pela estratégia tenham maior possibilidade de personalizar sua plataforma, definindo o processo de aprendizagem do estudante e alinhando a metodologia às necessidades do aluno e, principalmente, à cultura da instituição de ensino.

  • Realidade virtual ou aumentada

Com a realidade virtual ou aumentada, as aulas tornam-se muito mais interativas. Esse recurso possibilita que o aluno vivencie na prática aquilo que está sendo passado em sala de aula.

Um exemplo disso é você estar aprendendo na sua aula de história sobre o Egito Antigo e ao mesmo tempo poder visitar, sem sair do lugar, museus que contenham objetos marcantes da época.

Além de colaborar com a fixação do conteúdo, essa ferramenta pode proporcionar uma experiência marcante e muito real.

A única dificuldade encontrada nessa forma de tecnologia na educação é o seu alto custo. Apesar do seu potencial, ainda é um recurso muito caro e que exige um grande investimento por parte das instituições de ensino.

  • Learning Analytics

Antes de explicarmos o que realmente é Learning Analytics, precisamos compreender o que é Big Data.

Resumidamente, o Big Data é o responsável por coletar as análises de aprendizagem. Sua função está relacionada diretamente à interpretação dos dados, tornando-os relevantes para a avaliação do desempenho individual de cada estudante.

Big Data é utilizado nos mais diversos setores, e um exemplo bem prático do seu uso são os buscadores on-line.

Já o Learning Analytics é a plataforma que coleta as informações interpretadas pelo Big Data e disponibiliza para visualização da instituição de ensino. Dessa forma a análise das informações se torna muito mais simples e fácil de ser repassada ao estudante.

Os benefícios de Learning Analytics são vários, mas o principal deles é tornar perceptível para os professores as lacunas de conhecimentos dos alunos, facilitando a criação de novas metodologias que possam ser utilizadas para repassar e aprimorar esse conhecimento.

Vimos acima que o uso da tecnologia pode facilitar muito na gestão e evolução do conhecimento, mas sabemos também que os benefícios vão muito além de apenas utilizar uma ferramenta tecnológica, pois ao agregá-la à educação conseguimos também:

  • Agregar valor ao trabalho do professor: o uso da tecnologia na educação pode destacar a importância do conteúdo transmitido;

A título de exemplo, ao invés de apenas ler um texto para turma ou passar um slide sobre formas geométricas, o professor pode utilizar o 3D para facilitar a visualização e o entendimento da forma.

  • Integrar o conteúdo da sala de aula ao dia a dia: a utilização de ferramentas EAD para que o aluno que está doente em casa, por exemplo, possa ter acesso ao conteúdo trabalhado em sala de aula;

  • Melhorar processos: realizar provas ou atividades somente no formato on-line, diminuindo o trabalho de imprimir cada atividade, por exemplo.

  • Reter alunos em sala de aula: acesso a laboratórios e experimentos, computadores de última geração, softwares gráficos, entre outros são grandes diferenciais e levam os alunos a perceber a importância do conhecimento que está sendo repassado.

Dentro de uma instituição de ensino, além de investir em ferramentas é necessário contar com bons profissionais da área da tecnologia, pois eles auxiliarão em todo processo de entendimento de qual ferramenta é a ideal e de que forma ela poderá será instalada, além de repassar como extrair o melhor de cada uma delas.

A 8it está no mercado para auxiliar no processo de recrutamento e seleção desses profissionais. Acreditando que tudo deve ser realizado de forma respeitosa, empática, transparente, justa e humanizada. A metodologia da 8IT está relacionada ao entendimento do profissional que a instituição está buscando.

Quer descobrir como funcionam os serviços da 8IT? Acesse: https://8it.com.br/.