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Turnover em TI: o que é e como evitar?

Publicado: outubro, 2021

“Vivemos um momento de profunda carência de recursos humanos na área de tecnologia, o que provoca forte impacto em diferentes indústrias e leva a uma “guerra por recursos” que aumenta o turnover e acelera, muitas vezes de forma inadequada, a trajetória de alguns profissionais da área.”

Heverton Peixoto – Para a Istoé Dinheiro

Diversos estudos apontam que o turnover em TI tem sido um dos mais altos do mercado. Mas afinal: o que isso significa?

Turnover nada mais é do que taxa de rotatividade, ou seja, um desiquilíbrio entre o número de contratações e desligamentos de colaboradores dentro de uma organização.

Nas empresas, o turnover pode se apresentar de quatro formas diferentes:

– Turnover voluntário: quando o colaborador pede para deixar de atuar em determinado negócio, geralmente porque encontrou uma oportunidade de trabalho mais atrativa;

– Turnover involuntário: quando a empresa decidi desligar o funcionário. Nesse caso, inúmeras circunstâncias podem justificar essa demissão;

– Turnover funcional: acontece quando um profissional com baixo desempenho pede desligamento da empresa, o que pode ser muito positivo, pois possibilita a entrada de um funcionário mais engajado para o quadro;

– Turnover disfuncional: é uma situação totalmente inversa ao turnover funcional, ou seja, representa uma grande perda para o negócio, principalmente no quesito mão de obra qualificada, estratégica e rentável.

E na grande maioria das vezes, essa taxa está diretamente relacionada a um dos motivos abaixo:

– Baixa remuneração: os profissionais entendem que não estão ganhando o justo pelo trabalho que executam;

– Problemas de gestão: há uma intensa e prejudicial falta de conexão entre o líder e seus liderados, o que acaba gerando descontentamento;

– Falta de reconhecimento: os colaboradores não são valorizados por suas entregas e não conseguem espaço para avançar dentro da carreira escolhida;

– Desiquilíbrio entre vida pessoal e profissional: uma situação que pode acabar levando ao famoso burnout – um distúrbio causado pela exaustão extrema, algo totalmente voltado para o esgotamento profissional.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o significado de turnover e sobre suas possíveis causas, que tal falarmos sobre como ele vem afetando o setor de tecnologia?

Com a pandemia e o consequente crescimento do número de negócios em transformação digital, intensificou-se a demanda pelos profissionais de tecnologia da informação, sobretudo aqueles já estão no mercado de trabalho.

Programadores e desenvolvedores de softwares estão, sem sombra de dúvidas, entre os profissionais mais requisitados e disputados pelas empresas. Não é à toa que vira e mexe esses profissionais sejam abordados no LinkedIn por hunters com propostas de trabalho bem tentadoras, que acabam se transformando em pedidos de desligamento. Especialmente por parte daqueles funcionários que estão descontentes com seus atuais cargos.

É aí que o famoso turnover em TI acontece…

Os profissionais de TI estão cada vez mais abertos a oportunidade de mudar, crescer e melhorar a qualidade de vida, especialmente por conta do aquecimento do mercado no qual atuam.

Se um funcionário, que atua na empresa Y, recebe uma oferta da empresa Z e essa proposta é minimamente melhor do que a atual situação profissional desse colaborador, ele já tem motivos suficientes para tentar. Afinal, se nada der certo, logo, outra vaga bate à porta.

E é possível evitar o turnover em TI?

Com certeza! Basta dar autonomia, liberdade, flexibilidade e reconhecimento aos profissionais que atuam nessa área. Assim, eles poderão sentir que são parte do negócio e peças fundamentais para o crescimento dele.

Mas a sugestões de meio de retenção não param por aí. Preparamos uma listinha com 8 itens que podem tornar as empresas mais atrativas.

Dica 1: cuide dos funcionários e veja-os como talentos

Os conhecidos 1:1 e Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) são ótimas ferramentas para manter os funcionários engajados. Com elas, fica mais fácil para os líderes monitorar desenvolvimentos e promover ações que levem os colaboradores ao topo.

Dica 2: foque na capacitação

Os funcionários que recebem ajuda e incentivo para continuar se especializando e aprendendo tendem a se sentir mais valorizados. A promoção de cursos, consultorias, treinamentos e webinars constante pode ser uma ótima forma de manter o time sempre por perto.

Dica 3: acompanhe o mercado

Esteja sempre atento ao que o mercado vem oferecendo aos profissionais de TI. Estabeleça uma política de remuneração adequada, baseada na qualificação e função dos colaboradores. Empresas que acompanham o que está acontecendo pelo mundo a fora costumam se sobressair e reter talentos com mais facilidade.

Dica 4: estabeleça rotinas saudáveis de trabalho

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é primordial para que um colaborador se sinta motivado e disposto a vestir a camisa. Afinal, ninguém gosta de passar 24 horas de um dia apagando incêndios. Promova a importância das horas de lazer e de, literalmente, desligar o cérebro e relaxar.

Dica 5: preze pelo bom clima organizacional

Com um ambiente de trabalho agradável e leve, fica mais fácil para o profissional manter o ritmo e otimismo. Além disso, outros ganhos são promovidos, como: aceitação das diferenças e melhor produtividade.

Dica 6: promova a atuação remota, se possível

A chegada da Covid-19 viabilizou inúmeras mudanças, dentre elas o avanço acelerado das tecnologias e a ampliação do home office, porém muitas empresas ainda se mostram inflexíveis em relação à adoção dessa forma de trabalho, o que acaba levando muitos profissionais ao descontentamento e a procurar por outras vagas na área. Afinal, cada vez mais, as pessoas prezam pela versatilidade de rotina e pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o que acaba sendo mais fácil com o trabalho remoto.

Dica 7: flexibilize o horário de trabalho

Como a grande maioria dos profissionais usa a metodologia ágil como forma de conduzir o trabalho, entende-se que cada um sabe de suas obrigações, de suas entregas e de seus prazos. Diante disso, a viabilização de uma rotina com horários flexíveis, que permita ao profissional trabalhar no horário que mais lhe favoreça, tornou-se uma ótima ferramenta para retenção de talentos.

Dica 8: invista em fornecer tecnologia de ponta

Uma das maiores obrigações das empresas, principalmente as do ramo da tecnologia, é estar sempre atualizada e antenada às inovações. As organizações que desejam estar à frente para reter seus talentos devem investir em novas tecnologia, pois muitos profissionais optam por trabalhar em empresas que lhe propiciem atuar com o que há de mais moderno.

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